sexta-feira, maio 01, 2015

Disco de modos - Zona Básica

Fala galera,

Comprei minha DSLR ou Prosumer, o que significa esse disco de opções?

Irei me basear no disco de modos das câmeras Canon, que será dividido em três partes, sendo, Zona Básica, Zona Básica - Imagem e Zona Criativa.


     Zona Básica     
Nessa zona temos os modos totalmente automáticos, sendo:
  1. Automático - Cena inteligente
  2. Inteligente - Criativo (CA)
  3. Sem flash
Disco de modos - Zona Básica    

Automático - Cena Inteligente (A+)
Câmeras mais antigas como T2i e 60D, há a opção Full Auto (quadrado verde), nas mais recentes como EOS (T3i, T5i e 5DMark III), temos o modo Cena Inteligente (A+).
Seja no Full Auto ou no A+, a câmera ajusta tudo automaticamente, sendo ótimo para algo mais ágil, portanto oferece pouco controle.

Full Auto (Quadrado verde) ou A+ (Scene Intelligent Auto), funcionam de modo similar, ou seja, sua concentração é em enquadrar o tema, logo o modo automático analisa a cena e a ajusta para a melhor captação. No A+ também será ajustado "Picture Style", que fa ajustes finos nas cores.

Em resumo, enquadre, pressione o disparador até a metade para fazer o foco acendendo a luz em algum ponto AF, pressione o disparador até o final para obter a foto.

A câmera ajustará exposição, equilíbrio de branco, abertura do diafragma, fotometria, ISO e deixará o foco automático de One Shot AF para Al Servo AF, caso o tema se mova. Caso a cena seja escura o suficiente a câmera acionará o flash. 


Inteligente - Criativo (CA)

Esse modo está disponível nas DSLRs EOS T1i, 7D e posteriores, ótimo para quem procura sair dos modos automáticos, permitindo alterar alguns ajustes. Pressione o botão Q e use o disco de ajuste para alterar a quantidade de desfoque do fundo, movendo para a esquerda aumenta o desfoque e para a direita diminui o desfoque do fundo.

Ainda é possível alterar o modo de disparo de simples para contínuo e temporizador, acionar o flash, desligá-lo ou deixá-lo automático e ajustar ambiente de suas fotos de padrão para vivo, suave, aquecido, intenso, frio, claro, escuro e monocromático.


Sem Flash
Assegura que o flash não seja acionado, ótimo para ambiente onde o flash é proibido como Galerias de artes, Museus, Igrejas, etc.... ou fotografias que não se deseja o uso de flash.
Observação
Vale ressaltar que existem diferentes modelos de disco de modos, dentre as Canons, neste post específico os mais comuns entre elas.

Ajude a fortalecer os canais, sigam o blog, inscrevam-se no canal do Youtube, curtam e comentam.

Obrigado, abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário